domingo, 9 de setembro de 2012

Como se defende de um keylloger

keylogger
Ensinaremos tecnicas simples para evitar que sua senha seja capturada por um keylogger.












A principio você deve estar se perguntarndo, o que é um keylogger?

Key logger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.

Como se defender?

Existem softwares apropriados para se defender deste tipo de ameaça. É sempre oportuno que um computador conectado à internet seja protegido através de um software antispyware de um firewall e de um antivírus.

1 - Terá que precionar as teclas Ctrl + Alt + Delete no Windows, examine todas as tarefas em execução no seu sistema, se não tiver certeza sobre uma tarefa procurá-lo em um motor de busca.

2. Execute o verificador antivírus, é possível que isso vai pegar o Keylogger em seu sistema.

3. Use o utilitário de configuração do sistema para determinar qual tarefa são carregados na inicialização (digite "msconfig" na caixa Executar para iniciar).

4. Baixe um programa detector específico keylogger, e ver se ele detecta alguma coisa.

5. Analise o seu disco rígido para os arquivos mais recentes armazenados. Olhe para o conteúdo de todos os arquivos de atualização constante (esses podem ser os logs criados pelo antivírus).

Mas como eu faço para acessar um computador publico ou de um local que não confio?
Uma dica importante, se você não confia 100% no local onde vai acessar é melhor que não acesse e deixe para fazer isso no seu computador de confiança. Mas se for um caso de extrema necessidade pode usar a seguinte tecnica que por sua vez não garante que não seja haqueado, mas será de certa forma bem mais dificil.

Vamos fazer uma simulação, supondo qu o meu login seja 'franciscosilva' e minha senha seja 'fkiko.88.silva#'.

Ao colocar meu login irei colocar letras a mais 'franciscoda' ai apago o 'da' coloco 'silva123' ai apago o '123', o keylloger vai pegar meu logon assim 'franciscodasilva123', faço a mesma coisa com a senha, isso do tanto que achar necessario para minha segurança. Isso acontece por que o keylloger pega tudo o que você digita.



Cuidado nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário